sábado, 29 de agosto de 2015

APRESENTAÇÃO



Este projeto se fundamenta em três ações, que juntas, possuem o poder de contribuir paisagens para uma aprendizagem significativa e para a construção de uma sociedade mais democrática: o relato e registro de histórias de vida de moradores antigos, da observação das crianças constatando os problemas e propondo melhorias para o bairro e a compreensão dos conteúdos das Ciências Sociais como espaço geográfico e tempo histórico, onde se desenvolvem inúmeras relações entre as pessoas e das pessoas com o meio ambiente.

É importante desde cedo criar condições para que as crianças compreendam o mundo que as rodeia e atuem como cidadãs consequentes. Além disso, é necessário ampliar esta compreensão para outros contextos e tempos.

A experiência de descobrir a história de um lugar por meio da escuta de uma pessoa comum é reveladora! Traz a história para o presente e transforma as crianças (e sua professora), em autores de novas narrativas históricas, tornando-os produtores de conteúdo, fazendo com que o entorno e as pessoas que o compõem (incluindo os membros da própria família, já que a maioria mora no bairro), sejam valorizados.
Essa transformação ocorre quando se consegue perceber o que o outro tem de único e descobrir como ele vive e dá significado à sua condição social e ao seu tempo histórico.
Este projeto significa uma “viagem” pela vida, através das mudanças e permanências sofridas no espaço geográfico, vistas pelo olhar do outro.Isso modifica o olhar do ouvinte e dá sentido à sua aprendizagem.Isso amplia o respeito e desenvolve atitudes favoráveis à sociabilidade, à cooperação e à tomada de decisões, além de desenvolver nas crianças habilidades intrínsecas à ciência geográfica e histórica.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário