Este projeto se fundamenta em três ações, que
juntas, possuem o poder de contribuir paisagens para uma aprendizagem
significativa e para a construção de uma sociedade mais democrática: o relato e
registro de histórias de vida de moradores antigos, da observação das crianças constatando
os problemas e propondo melhorias para o bairro e a compreensão dos conteúdos
das Ciências Sociais como espaço geográfico e tempo histórico, onde se
desenvolvem inúmeras relações entre as pessoas e das pessoas com o meio
ambiente.
É importante desde cedo criar condições para
que as crianças compreendam o mundo que as rodeia e atuem como cidadãs
consequentes. Além disso, é necessário ampliar esta compreensão para outros
contextos e tempos.
A experiência de descobrir a história de um
lugar por meio da escuta de uma pessoa comum é reveladora! Traz a história para
o presente e transforma as crianças (e sua professora), em autores de novas
narrativas históricas, tornando-os produtores de conteúdo, fazendo com que o
entorno e as pessoas que o compõem (incluindo os membros da própria família, já
que a maioria mora no bairro), sejam valorizados.
Essa transformação ocorre quando se consegue
perceber o que o outro tem de único e descobrir como ele vive e dá significado
à sua condição social e ao seu tempo histórico.
Este projeto significa uma “viagem” pela
vida, através das mudanças e permanências sofridas no espaço geográfico, vistas
pelo olhar do outro.Isso modifica o olhar do ouvinte e dá sentido à sua
aprendizagem.Isso amplia o respeito e desenvolve atitudes favoráveis à
sociabilidade, à cooperação e à tomada de decisões, além de desenvolver nas
crianças habilidades intrínsecas à ciência geográfica e histórica.
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